Foto da Internet. |
O número de acidentes de trânsito com vítimas fatais e com feridos aumentou 20% nas ruas e estradas de Campinas no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Nos primeiros seis meses deste ano, foram 2.207 acidentes, uma média de 12 acidentes por dia ou uma a cada duas horas. A imprudência dos motoristas é um dos principais fatores.
A violência no trânsito sobrecarrega o atendimento nos hospitais e também o atendimento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) segundo o coordenador de Campinas, José Roberto Hansen. “Na nossa avaliação aumentou cerca de 100% do ano passado para esse ano. A viatura saía duas até quatro vezes por dia e hoje ela está saindo de oito até dez vezes”, afirma Hansen.
Avaliação
Para ao especialista em transportes Carlos A. Guimarães a imprudência dos condutores colabora com o aumento dos índices. "Não respeitar a sinalização, as regras de circulação e essa deficiência de formação dos condutores isso é uma causa fundamental no aumento do número de acidentes", afirma Guimarães.
Região
Os casos de acidente de trânsito não se restringem a cidade de Campinas. Na região, de acordo com os índices da SSP do segundo trimestre deste ano, em Americana ocorreu o crescimento de acidentes com feridos de 18%, em Limeira, este número foi de 21% e em Sumaré 24% maior.