Justiça obriga São Paulo a devolver a Taça das Bolinhas


A disputa pela Taça de Bolinhas ganhou mais um desdobramento. A Justiça paulista determinou, em julgamento realizado na manhã desta terça-feira, que o São Paulo devolva o objeto para a Caixa Econômica Federal. A CBF havia reconhecido o título brasileiro de 1987 para o Flamengo, mas depois cancelou a decisão, em junho, após decisão da Justiça de Pernambuco.
Uma carta precatória será enviada ao clube paulista exigindo a devolução da taça de imediato. Diante da cassação de liminar obtida pelo Flamengo na Justiça do Rio, o departamento jurídico resolveu agir e buscar o recurso. A presidente Patricia Amorim afirmou diversas vezes que não entregará a taça de mão beijada para o Tricolor Paulista. A cúpula de futebol recebeu a notícia com entusiasmo.
Como a CBF já havia reconhecido o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, o Rubro-negro espera um desfecho definitivo. Nem um recurso do Sport Recife, aceito no dia 14 de junho na 10ª vara da Justiça Federal, em Pernambuco, que obrigou a entidade máxima do futebol a voltar atrás no reconhecimento tira o ânimo do Mais querido do Brasil.
- Esperamos agora que o São Paulo cumpra a decisão judicial e devolva a Taça das Bolinhas a Caixa Econômica Federal- explicou o procuradorgeral do clube, Rafael De Piro.

ENTENDA A POLÊMICA:
A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Em 1987, a Copa União, o primeiro campeonato nacional organizado pelo Clube dos 13, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde (correspondente à Primeira Divisão), e o Sport venceu o Módulo Amarelo (Série B).
O regulamento da competição previa o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada módulo. Porém, Flamengo e Inter (campeão e vice do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). A CBF declarou o clube de Recife campeão, decisão confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Campeão brasileiro no ano passado, o Fla contabiliza como sexto título.