Defesa de Vilagra vai buscar a Justiça para suspender afastamento


Fonte : EPTV.com
A defesa do prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT) (foto abaixo), vai recorrer da decisão da Câmara Municipal de afastá-lo temporariamente do cargo durante os trabalhos da Comissão Processante (CP), que investiga denúncias do envolvimento dele em fraudes em contratos da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento). O afastamento foi aprovado por 28 votos a 4 na sessão da noite de quarta-feira (19).
Confira o hotsite especial sobre o escândalo na Prefeitura de Campinas

De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito, Demétrio Vilagra se reúne nesta quinta-feira (20) com seus advogados para definir como será impetrado o recurso. O vereador Josias Lech, lider do governo na Câmara, disse que também espera reverter afastamento de Demétrio na Justiça. O chefe do Executivo campineiro deve deixar o cargo a partir da publicação do Decreto Legislativo no Diário Oficial do Município, que deve ocorrer nesta sexta-feira (21). Imediatamente, assume a prefeitura o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT) - o primeiro vice-presidente da Câmara, Thiago Ferrai (PTB) assume a Casa.

O pedido de afastamento temporário do prefeito foi protocolado pelo vereador Valdir Terrazan (PSDB) após a Justiça liberar a Câmara para prosseguir com a Comissão Processante (CP).
Afastamento necessário
O presidente da Comissão Processante contra o prefeito Demétrio Vilagra, vereador Rafa Zimbaldi (PP), disse na manhã desta quinta-feira que o afastamento do chefe do Executivo é necessário para o andamento das investigações. “Com certeza é importante (afastamento). Ele pode atrapalhar as investigações, as diligências”, afirmou o vereador.Zimbaldi ressaltou que o prefeito afastado terá todo o direito de defender e de recorrer da decisão.
Entenda o caso

O afastamento e a instalação da CP para investigar Vilagra na última semana de agosto. Ele recorreu e conseguiu anular os efeitos da sessão. A Câmara entrou com recurso e conseguiu agora com o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Mauro Fukumoto, a liberação para a investigação. Mas, com a recusa do juiz em afastar o prefeito, Terrazan protocolou na terça-feira (18) o pedido de afastamento.
A Comissão Processante é formada pelos vereadores Rafa Zimbaldi (PP), Zé do Gelo (PV), que coincidentemente também participaram da CP contra o prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), e Sebá Torres (PSB).