Cinzas de vulcão chileno voltam a cancelar voos, inclusive no Brasil


A atividade do vulcão chileno Puyehue voltou a causar cancelamentos de voos neste domingo (16) no sul do continente sul-americano, inclusive no Brasil.
A TAM informou por meio de nota à imprensa que os voos de e para os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai, foram cancelados devido às cinzas vulcânicas. Segundo o texto, "a medida é necessária para garantir a segurança de clientes e tripulantes".
A companhia instrui os passageiros a entrarem em contato com sua central de atendimento para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los, através dos seguintes números: Brasil — 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades); Argentina — 0 810 333 3333; Chile — 56 2 6767 900; Paraguai — 595 21 659 5000; Uruguai — 000 4019 0223.
Em nota, a Gol informou que, devido ao novo avanço da nuvem de cinzas do vulcão, seus voos programados com origem e destino em Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Montevidéu precisaram ser cancelados. "A companhia já começou a contatar os clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail.  Os passageiros podem ajudar a agilizar esse processo, telefonando para a Central de Relacionamento nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 598-2403-8002 (Uruguai). A empresa providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes", diz a nota.
Ainda não há informações sobre voos de outras companhias aéreas brasileiras.
Em Buenos Aires, segundo o site do jornal local "La Lación", 57 voos saindo da cidade foram atrasados ou cancelados devido às cinzas vulcânicas, alguns deles com destino ao Brasil.
Entre os destinos brasileiros afetados, o jornal argentino aponta voos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Bariloche
A Administração Nacional da Aviação Civil argentina informou que ventos de 80 km/h levantaram as cinzas acumuladas na pista do aeroporto de Bariloche, principal destino turístico do país no inverno, o que causou seu fechamento menos de um mês após ele ser reaberto.
O aeroporto de Bariloche já havia permanecido fechado entre 4 de junho e 17 de setembro após o início da erupção do Puyehue, que segue em atividade.
Uruguai
Cerca de 15 voos internacionais também foram cancelados em Montevidéu neste domingo, segundo informações do principal aeroporto do país.
"As companhias Pluna, BQB, Lan (Chile) e TAM cancelaram partidas e chegadas de seus voos. Em total foram uns 15 voos cancelados", disse à AFP um funcionário do Aeroporto Internacional de Carrasco.
Infográfico vulcão Puyehue - versão 1 (Foto: Arte / G1)