Cielo sobra nos 100m livre, arranca o ouro e bate o recorde pan-americano


Quando o Brasil caiu na água pela primeira vez nas finais deste domingo em Guadalajara,Fabíola Molina bateu na trave e ficou fora do pódio. Quinze minutos depois, Cesar Cielo, com um pé nas costas, recolocou o país no trilho das medalhas. E a cor foi a mesma de sua touca dourada. O campeão olímpico disputou sua primeira decisão nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e não decepcionou: arrancou a medalha de ouro nos 100m livre.
Pan Natação Cielo 100m livre (Foto: Satiro Sodré/AGIF)De touca dourada, Cielo não decepcionou e ficou com o ouro nos 100m livre (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
A altitude e água fria, dois adversários que Cielo temia em Guadalajara, não foram suficientes para segurar o campeão olímpico. Com 47s84, ele ainda quebrou o recorde pan-americano (que era dele mesmo) e foi ovacionado pelo público mexicano. Ao deixar a piscina, ainda com o peito vermelho, fruto dos já tradicionais tapas antes de cair na água, Cielo acenou para as arquibancadas com a sensação do dever cumprido.
Ele chegou à zona mista gemendo de dor e reclamando da boca seca por causa da altitude, mas já pensando nas Olimpíadas de Londres. No Mundial de Xangai, Cielo conseguiu o ouro nos 50m livre e 50m borboleta, mas falhou nos 100m. Agora, voltou a se referir ao episódio do doping, que lhe custou uma advertência antes do Mundial.
- Está doendo bastante. Mesmo com as duas medalhas de ouro do Mundial, o golpe que eu tinha levado tinha me deixado meio tonto. Sorte dos meus adversários que eu não estava assim lá no Mundial, porque se eu nadei bem aqui, com certeza teria nadado melhor lá. Mas Londres está aí e eu vou começar a pensar mais alto em relação aos 100m. Dá para sonhar mais com essa prova - afirmou.
Foi a terceira medalha de ouro do Brasil no Pan. A primeira foi no sábado, com Thiago Pereira nos 400m medley, e a segunda veio no domingo, com a equipe de ginástica rítmica. Cielo ainda volta à piscina neste domingo para disputar o revezamento 4x100m livre.