Brasil não é ‘presa fácil da crise internacional’, afirma Dilma


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (28), em Manaus, que o Brasil não se tornou “presa fácil” da crise financeira internacional porque investiu no mercado interno e em programas de distribuição de renda. Ela participou da cerimônia de assinatura do termo de pactuação do programa “Brasil sem Miséria” com os governadores do Norte.
“Somos uma parte substantiva dessa grande defesa [do Brasil contra a crise], que é o nosso mercado interno. É isso que faz com que o país, quando investe, quando consome, quando faz política social, não seja presa fácil da crise internacional. Temos força para enfrentar a crise porque fizemos uma política de distribuição de renda”, afirmou.
Segundo Dilma, o Brasil “provou” ao mundo que é possível crescer com inclusão social. “Provamos que crescer significa distribuir renda, e distribuir renda significa crescer.”
A presidente afirmou que o programa Brasil sem Miséria, que visa retirar da extrema pobreza 16 milhões de brasileiros, é, também, um programa de combate à crise econômica. “Nós estamos no caminho certo. O Brasil sem miséria é também um programa de combate à crise. Por que nossa maior riqueza, e olha que somos ricos [...], somos nós mesmos. É os 190 milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou.
Dilma destacou que os 16 milhões de brasileiros que vivem hoje na miséria se tornarão consumidores se ascenderem para a classe média por meio do programa. “Quando tirarmos da miséria os 16 milhões de brasileiros, estaremos contribuindo para cada um dos empresários, trabalhadores, intelectuais melhorarem de vida.”
Bolsa Verde
Durante o evento desta tarde em Manaus, Dilma lançou o Bolsa Verde, que prevê o pagamento de R$ 300 a cada trimestre para famílias pobres que promovam ações de conservação ambiental no local onde vivem ou trabalham. O Bolsa Verde está previsto no programa “Brasil sem Miséria” e ainda não havia sido efetivado porque o governo teve que fazer um levantamento das famílias que atendem aos critérios para receber o benefício.
O primeiro pagamento será efetuado em outubro e vai beneficiar 3,5 mil famílias de extrativistas com R$ 300,00 a serem pagos trimestralmente pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a meta é atender 18 mil famílias até o final de 2011. Em 2014, o governo federal pretende beneficiar 75 mil famílias com o Bolsa Verde em todo o país. Inicialmente o benefício será pago à população dos estados da Amazônia Legal.
“O Bolsa Verde é sobretudo reconhecimento do governo federal de que é fundamental um estímulo para que a gente combine garantia de renda e preservação ambiental”, afirmou a presidente.