PSOL pede abertura de CP para cassação de vice-prefeito


O presidente do PSOL em Campinas, Paulo Búfalo, protocolou requerimento com o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) na Câmara Municipal para cassar o vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT). A proposta foi protocolada na manhã de quinta-feira (18). O requerimento pede, além da CP, o afastamento imediato de Vilagra do exercício de qualquer função no Poder Público durante os trabalhos da comissão. Desde às 10h de quinta-feira, os vereadores leem o relatório final da CP que pede o impeachment do mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos. Vilagra seria sucessor de Dr. Hélio no caso da cassação do prefeito.
O documento do PSOL diz que o vice é "integrante de uma organização criminosa" e ainda teria substituído o ex-presidente da Sanasa, Luis de Aquino, que denunciou o esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações da Sanasa. Ainda de acordo com o requerimento, Demétrio Vilagra teria recebido propina dos donos da empresa Global. O vice é ainda qualificado pelo partido como participante e arrecadador da suposta organização criminosa liderada pela primeira-dama e ex-chefe de Gabinete, Rosely Nassim Santos.
Vilagra chegou a ser considerado foragido por duas vezes depois que a Justiça decretou a prisão dele. Em maio, ele foi preso por algumas horas, mas depois foi liberado após depoimento aos promotores que investigam supostas fraudes em contratos públicos na cidade. No dia 10 de junho a Justiça decretou a prisão preventiva dele, mas revogou dias depois.  Outro pedido de cassação do vice foi analisado e negado pela Câmara Municipal. Bufalo explica que está insistindo no pedido de cassação porque, caso o prefeito seja cassado, o vice-prefeito assume o posto.
O presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), já recebeu material. O PSOL avalia que o pedido será lido apenas na sessão ordinária de segunda-feira (22).