Gás tóxico deixa 1 morto e deixa 4 intoxicados em fábrica de semijoias

Um funcionário de 22 anos de uma fábrica de semijoias, no Jardim Montezuma, em Limeira, morreu intoxicado após inalar um gás tóxico nesta sexta-feira (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, outros quatro trabalhadores, com idade entre 21 e 37 anos, também desmaiaram pelo mesmo motivo. Eles foram levados em estado grave para a Santa Casa da cidade. Uma das vítimas internadas está fora de perigo, segundo o hospital. O gás teria sido liberado por resíduos da produção de semijoias, que estavam armazenados em um tanque de dois metros de profundidade, enterrado no solo. O grupo trabalhava na remoção do material.

Os funcionários usavam máscaras cirúrgicas, segundo o Corpo de Bombeiros. Um dos bombeiros que ajudavam no resgate também teve uma reação alérgica.

No processo de produção e limpeza das joias são usados quatro compostos químicos: cianeto de sódio, sulfato de cobre, sulfato de níquel e ácido sulfúrico. Ainda não se sabe por quanto tempo os trabalhadores inalaram o gás tóxico.
Fiscais da Secretaria Municipal da Saúde estão no local do acidente apurando os fatos, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Limeira.
Vítimas:
Guilherme Ragoni, 22 anos, auxiliar de galvanoplastia (faleceu no local)
Vandernei Barros, 37 anos (internado em estado grave na Santa Casa de Limeira)
Alexandro de Oliveira, 28 anos (internado em estado grave na Santa Casa de Limeira)
Alan Gomes Nogueira, 21 anos (internado em estado grave na Santa Casa de Limeira)
Débora Rodrigues, 22 anos (internada em quadro estável na Santa Casa de Limeira)