A Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, divulgou o resultado do exame do bebê de 9 meses que morreu com suspeita de meningite em São Lourenço, no Sul de Minas, há uma semana. O resultado do exame apontou que a criança morreu de meningite bacteriana, causada pela bactéria "Estreptococus".
Segundo o médico Gabriel Dias Pereira de Castro, que atendeu a criança, apesar de ser uma doença grave, que pode levar à morte, esse tipo de meningite não ofere riscos de epidemia.
O caso
Os pais do bebê de 9 meses, Matheus Fernandes de Carvalho, acusam um médico do Hospital Fundação Casa de Caridade, de São Lourenço, de negligência médica. A criança morreu no início da noite de domingo, 24 de julho, no hospital. O laudo aponta como causa da morte meningite bacteriana. A família da criança reclama da demora do diagnóstico dos médicos e agora pretende processar a instituição.
O bebê foi levado pelos pais para o hospital pela primeira vez na madrugada de sexta-feira, 23 de julho, com febre. O médico que atendeu a criança disse que se tratava de uma infecção de ouvido. A criança voltou para a casa e como piorou, precisou ser internada no domingo. Os pais foram até a casa deles buscar o cartão de vacinação da criança e quando retornaram, receberam a notícia de que o bebê havia morrido.
O médico que fez o primeito atendimento, Gabriel Dias Pereira Filho, que é o provedor da fundação que mantém o hospital, disse que o estado de saúde da criança indicava um quadro de gripe. "O estado de saúde da criança era sugestivo de quadro gripal. Ela foi medicada e foi para casa. Foi feito um exame clínico e nesse tipo de exame nós descartamos uma série de patologias, inclusive essa. A bactéria que foi encontrada no outro exame pode muitas vezes ser um habitante das vias respiratórias sem causar doenças".
A Secretaria de Saúde de São Lourenço afirmou que não há motivo de preocupação para a população.