Baixa umidade do ar provoca 5 focos de incêndio na região



Os níveis baixos de umidade do ar provocaram, neste sábado (13), cinco focos de incêndio em Campinas, Valinhos, Araraquara, São Carlos e no Sul de Minas que chegou a destruir uma área de mata nativa.
O Corpo de Bombeiros teve dificuldade para apagar um incêndio em um matagal na Rua Manoel Seixas Queiroz, no bairro Jardim do Vale, em Campinas. O fogo se espalhou rapidamente por causa do vento, dificultando o trabalho dos bombeiros. Apesar da intensidade das chamas, ninguém ficou ferido e nenhuma construção foi atingida.
A Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública (SMCASP) colocou toda a cidade em estado de atenção devido à baixa umidade do ar. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a umidade era de 23,7% por volta das 14h40.
Valinhos
fogo durou cerca de 1h30 entre os bairros Vila Pagano e Jardim do Lago, de Valinhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhuma casa foi atingida. Os bombeiros não informaram as causas do incêndio.
Araraquara
Foram registrados dois focos de queimada urbana, em Araraquara. Um deles foi em uma área de cerca de mil metros quadrados atrás do aeroporto. Outro foi no Jardim Santa Júlia e atingiu uma área de quatro mil metros quadrados. Segundo os bombeiros, a região residencial não foi danificada. Entre sexta-feira (12) e este sábado foram 15 registros.
São Carlos
No distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos, os bombeiros demoraram cerca de 6h para controlar pequenos focos e muita fumaça na área atingida. Por causa do clima seco e do vento o controle foi difícil. As chamas atingiram a copa das árvores e os trabalhadores de três usinas da região ajudaram. Caminhões pipa também foram usados.
Sul de Minas
Outro incêndio foi registrado em Aiuruoca, no Sul de Minas Gerais. O internauta Helder Carvalho enviou fotos para o VC é a notícia, do fogo na Serra do Papagaio. Ele lembra que o local também foi queimado em setembro de 2010 e que, até agora, a causa do incêndio não foi identificada. 
Serra do Papagaio em Aiuruoca, no sul de Minas/ Helder Carvalho (VC é a notícia)