Halo solar aparece em Monte Sião durante mudança de imagem de santa



Um fenômeno raro chamou a atenção de fiéis e moradores de Monte Sião, no Sul de Minas, na manhã desta quarta-feira (5). No momento em que uma imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa era transportada do Santúario de Monte Sião para um novo mirante que será inaugurado, um fenômeno meteorológico conhecido por "Halo Solar" apareceu no céu do município. O fenômeno pode ser presenciado por voluntários que estavam no local por volta de 11h. As imagens enviadas ao EPTV.com foram registradas por Herberto Kock.
O internauta relatou desta forma o momento: "Surpreendentemente quando a imagem chegou no local, ainda em cima do caminhão, o tempo mudou de uma hora para outra, um forte vento se fez presente e no céu um círculo se formou ficando rodeado por um arco íris onde o sol ficou exatamente em seu centro. O fenômeno emocionou a todos e impressionantemente o sol estava exatamente em cima de onde seria colocada a imagem, passados alguns minutos o fenômeno natural saiu e retornou algumas vezes e quando a imagem foi colocada definitivamente mais uma vez o vento voltou, um ar gelado passou e novamente o círculo se formou."
O empresário Fernando da Costa, que também estava no local na hora do fenômeno, diz que cerca de 60 pessoas que acompanhavam o transporte da imagem ficaram emocionados. "A imagem foi colocada ao meio-dia em ponto e naquele momento se formou uma névoa e o círculo. Quem não acredita pode falar que não quer dizer nada. Mas para nós, que estávamos ali naquele momento, entendemos que foi um sinal", diz ele.
No mesmo horário, o fenômeno era observado em Casabranca, no interior de São Paulo, a 140 quilômetros de Monte Sião, pela internauta Ana Paula Bartier, que também enviou a imagem para o EPTV.com.
Halo Solar
O "Halo Solar" é um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.