Câmara abre consulta pública sobre permanência da Tusca

fonte:EPTV


A Câmara Municipal de São Carlos abriu uma consulta pública sobre a Tusca (Taça Universitária de São Carlos). No site da Câmara é possível opinar sobre a permanência ou não do evento na cidade. Para opinar sobre o caso, clique aqui.
A consulta vai acontecer até o dia 17 de novembro. Qualquer pessoa pode se cadastrar e emitir opinião e comentário com até 5 mil caracteres, expressando um posicionamento e reflexão sobre o assunto discutido.
Os comentários e sugestões serão encaminhados à Câmara, que analisará e documentará as opiniões, encaminhando às autoridades interessadas no assunto.
Posteriormente, o documento será arquivado na biblioteca da Câmaram ficando à disposição de todo cidadão que queira consultá-lo. 
Mortes 
A consulta foi proposta após duas mortes que aconteceram durante a Tusca 2011 e a de um estudante na edição do ano passado. Neste ano, o percurso do Corso foi alterado e diminuído para dar mais segurança aos participantes, mas um jovem de Araraquara morreu ao ser atropelado por um caminhão de bebidas na noite do dia 15 de setembro.
De acordo com testemunhas, o veículo passou em cima da cabeça de Bruno Cristiano de Oliveira, de 23 anos, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O irmão da vítima disse à polícia que Oliveira teria se envolvido em uma briga, levado um soco e caído embaixo do caminhão.
O motorista do caminhão de cerveja disse à polícia que dirigia o veículo a cinco quilômetros por hora e não percebeu quando o rapaz caiu no chão.
O outro caso aconteceu na manhã do dia 17 de setembro, quando a idosa de 82 anos, Rosa Buzzo, foi atropelada pelo estudante Ewerton Diego Gonçalves, de 23 anos. De acordo com a polícia, o rapaz dirigia embriagado e admitiu que voltava de uma das festas da Tusca. 
Em 2010, a festa também foi marcada por uma tragédia. O estudante da USP de São Paulo Ricardo Mitsuo Iawashi, de 21 anos, morreu acidentalmente após participar do Corso. O corpo dele foi encontrado no córrego da Avenida Trabalhador São carlense na manhã do dia 13 de novembro.
O atestado de óbito apontou que as causas da morte foram asfixia, afogamento e traumatismo craniano. Um laudo do IML apontou alto nível de álcool no sangue do universitário.
Proibição
Em setembro deste ano, o prefeito Oswaldo Barba anunciou a proibição do Corso na Tusca do próximo ano. “Até que seja provado que há segurança para fazer um evento como esse”, disse Barba. De acordo com o prefeito, o motivo da proibição foram as duas mortes relacionadas ao evento e pela reclamação antiga de moradores. As festas, shows e competições continuam