Prefeitura emenda feriado e deixa 500 crianças sem aulas


Fonte:EPTV
Aproveitando o feriado de quarta-feira (7), a Prefeitura de Gavião Peixoto decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), deixando 200 crianças sem creche e outras 300 sem aulas. A medida, que foi justificava pela contenção de gastos, gerou indignação entre os moradores que precisam dos serviços públicos.
Os funcionários públicos da cidade só voltarão a trabalhar na segunda-feira (12), causando transtornos para as mães que precisam da creche municipal, por exemplo.
A trabalhadora rural Etiane de Souza não vai ter folga na fazenda onde trabalha e teve que deixar a filha de um ano e cinco meses com um parente. “A minha tia vai ficar com ela o dia inteiro e a tarde meu marido chega e pega. Eu gostaria que eles não emendassem o feriado, porque, quem precisa e não tem com quem deixar, tem que perder o dia de serviço para pode ficar”, disse.
Maria Aparecida dos Santos, que também é trabalhadora rural, teve que gastar R$ 40 para deixar os filhos com uma amiga. “Pra gente fica muito difícil A gente tem que pagar o dobro do que a gente não ganha para poder pagar outra pessoa. Aqui está uma pouca vergonha”, disse.
Escolas
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Ferreira Cruz, os pátios estão vazios. As duas filhas do trabalhador rural Francisco José dos Santos, vão ter que ficar em casa. “Se eles estudam mais, mais pra frente elas vão ter uma vida melhor, mas do jeito que vai indo, é complicado”, disse.
Direitos
Os pais de crianças que se sentirem prejudicados podem procurar a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Araraquara, que fica na Avenida Padre Francisco Sales Colturato, 925. Informações pelo telefone (16) 3331-2338.
Saúde
No Centro de Saúde, as pessoas que precisam de atendimento se depararam com um aviso de que o local só voltará a funcionar na segunda, às 7h.
Gastos
A assessoria de imprensa informou que o feriado foi prolongado para cortar gastos, pois a cidade vive uma crise financeira. Apesar disso, a economia não parece ser prioridade no prédio da prefeitura, já que a reportagem da EPTV flagrou todas as lâmpadas ao redor do local acesas.
A assessoria informou que a prefeitura não sabia das luzes acesas e vai providenciar que sejam apagadas.