Advogado acusado de forjar ações na Justiça fez vítimas na região


O advogado Carlos Alberto Martins, suspeito de negociar dados sigilosos de aposentados, donos de carros e clientes de bancos para fraudar ações na Justiça, também fez vítimas na região de Campinas. O golpe foi mostrado na edição de 4 de setembro do Fantástico, da Rede Globo.
O advogado Carlos Antonio Galazzi, de Amparo, ficou chocado ao saber de uma ação que ele mesmo estaria movendo uma ação contra o Banco do Brasil em Santos, para receber correções da poupança no valor de R$ 7 mil. O advogado garante que nunca morou no litoral e nunca teve aquela conta poupança. Ao investigar, descobriu que o nome dele e os documentos estavam sendo usados.
Somente em Amparo, a OAB-Ordem dos Advogados do Brasil tem registro de mais de 80 processos que estavam sob a responsabilidade do advogado. Em muitos casos já foi confirmado o golpe: Martins usava nomes de moradores da cidade sem autorização para entrar com ações contra bancos.
O golpe está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público em todo o Brasil. O advogado Carlos Alberto Martins e outras 12 pessoas, no Estado de São Paulo, são suspeitos de envolvimento em um esquema de compra de dados bancários sigilosos. Nomes e informações de correntistas seriam usados para entrar na Justiça e cobrar correções da poupança na década de 90.
O advogado foi preso no município de Lençóis Paulista, na região de Bauru, e negou a compra de dados.
Apesar do número de ações no Fórum de Amparo em nome do advogado preso, o presidente da OAB da cidade, Domingos Reinaldo Tacco, disse que a entidade não recebeu nenhuma reclamação de vítimas, mas que as pessoas que foram lesadas pelo golpe podem procurar o escritório da OAB para receber orientações.