Vacinação contra raiva ainda não tem previsão de início em Santa Bárbara







Regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste tem prioridade no recebimento das vacinas



 
A vacinação contra a raiva ainda não tem data definida para ser iniciada em SB. Tudo por conta de decisão do Ministério da Saúde, que repassou aos Estados que há regiões com prioridade no recebimento das vacinas. "Os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm prioridade, porque nestes locais há mais necessidade deste tipo de vacina, há localidades onde a doença ainda não foi controlada", explica o médico-veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de SB, Wilson Guarda.

O aviso veio por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças de SP em julho, e o comunicado ressalta que não há previsão para que as doses sejam encaminhadas a SB. "Por conta disso não podemos garantir que a campanha de vacinação contra a raiva será realizada ainda em 2011", diz. Guarda afirma que todo o planejamento logístico e operacional para a campanha na cidade está preparado, mas que não como saber quando será posto em prática.

Por en quanto, o médico-veterinário do CCZ afirma que as doses da vacina ministradas por pet-shops e clínicas veterinárias particulares da cidade são seguras. "Como não há previsão, é crucial que se tome mais cuidado, evitando o contato com animais como morcegos e outros silvestres, bem como manter seus cães e gatos com a saúde em dia; e no caso de mordida por um cão desconhecido, lave a ferida com água corrente e sabão, e procure ajuda médica para evitar quaisquer outros problemas", finaliza. O telefone do CCZ, para quem quiser saber mais sobre o tema, é o (19)3454-4020.