“Na nova legislação, a partir dos 16 anos também pode fazer a doação de sangue, mas o pai ou responsável deve estar presente para assinar o termo de responsabilidade. Para as pessoas acima de 65 anos, a doação se estendeu até 67 anos, porém, somente aquelas que já são doadoras podem doar até os 67 anos”, disse o técnico hospitalar do Hemocentro da Unicamp, Romano Gonçalves dos Santos.
Nesta terça-feira, a jovem Franciele Cristina dos Santos fez a sua parte com a idade mínima exigida. “Eu gostaria de ajudar as pessoas, pois muitas pessoas também morrem pela falta de um doador e por isso, eu resolvi participar”, falou a estudante.
A conscientização é o principal objetivo. “O principal objetivo nosso é conscientizar a população da importância da doação e faz mais de 10 anos que realizamos a campanha em Santa Bárbara. Temos uma média de 60 a 70 doadores por campanha. No período de inverno temos uma queda significativa, mas com as campanhas, o estoque está sendo reposto”, comentou ainda Santos.
Para ser doador, basta ser saudável, pesar mais de 50 kg , não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Antes da coleta do sangue, alguns cuidados são tomados como a aferição da pressão arterial e a realização de exame de glicemia. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que auxilia na verificação das condições de saúde do doador. Após estes procedimentos, cada voluntário é atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra.
O CEO está localizado na Rua Antonio Frederico Ozanan, 45 – Vila Maria.
O pai ou responsável precisa assinar um termo de responsabilidade. Doação acontece hoje no CEO