11h20Serafim Júnior declara encerrada a sessão de posse do prefeito Demétrio Vilagra.
11h15O presidente da Câmara, Pedro Serafim Júnior, desejou boa sorte ao novo prefeito e parabenizou os vereadores que participaram da Comissão Processante (CP) e da sessão de julgamento que concluiu pela cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT).
Serafim Jr. agradeceu à Guarda Municipal e Polícia Militar, que garantiram a realização da sessão de julgamento, realizada durante 45 horas entre a manhã de quinta-feira (18) e a madrugada de sábado (20), à imprensa, que permaneceu ininterruptamente transmitindo a sessão, e à população, pelos manifestos favoráveis à Câmara de Vereadores.
11h08
Vilagra iniciou seu discurso cumprimentando os presentes e garantiu que assume o cargo “esperando contar com a colaboração de todos para a cidade sair desta ilação, provocada pela crise política, para que Campinas volte a crescer de forma ordenada e transparente”.
O prefeito empossado se confundiu ao afirmar que fica à frente da prefeitura até 31 de dezembro de 2011, quando a previsão é ficar até 2012. Lembrou que está em Campinas há 40 anos e convocou secretários, funcionalismo e população a se unirem para que a cidade volte a crescer.
11h05
O termo de posse foi assinado pelo prefeito empossado e lavrado pelo presidente da Câmara e assinado pelos vereadores presentes.
Os vereadores de oposição não compareceram à solenidade.
11h00
Demétrio Vilagra faz o juramento de posse e, em seguida, é confirmado prefeito de Campinas pelo presidente da Câmara.
Os vereadores da bancada de oposição ao governo não compareceram à solenidade.
10h45
O presidente da Câmara, Pedro Serafim Júnior (PDT), abriu a cerimônia de posse do novo prefeito Démétrio Vilagra cumprimentando autoridades e convidados presentes à Câmara, incluindo a esposa do novo prefeito, Márcia Vilagra.
Na sequência foram executados os hinos Nacional e de Campinas.
O prefeito interino de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), chegou à Câmara Municipal às 10h15 da manhã desta terça-feira (23), para para tomar posse como prefeito. O Plenário da Câmara está lotado de convidados, já que a solenidade não é aberta ao público, por limitação de espaço.
Segundo a Câmara, foram convidadas autoridades civis, militares, eclesiásticos, membros do judiciário, do Ministério Público, prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e representações dos partidos políticos.
O presidente da Casa, Pedro Serafim (PDT) vai proceder a composição da mesa, com os vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara. Após o anúncio das autoridades pelo Cerimonial, o presidente fará a abertura oficial, chama Vilagra para que este proceda a leitura do Termo de Compromisso e o juramento pelo qual se compromete a respeitar as leis e promover o bem geral do município.
Em seguida, a presidência pedirá a assinatura de Vilagra no Livro da Posse. O novo prefeito poderá usar a palavra por até 15 minutos e quando finalizar, Serafim declara a cerimônia encerrada.
Depois Vilagra assinará o Termo de Posse do Executivo na Sala Azul da prefeitura.
Cassação
Demétrio Vilagra assume o lugar de Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado pela Câmara Municipal na madrugada de sábado (20) por 32 votos a 1. A solenidade de posse será realizada no Plenário da Casa, restrita para convidados. Suspeito de corrupção e investigado pelo Ministério Público, ele já assume o poder sob ameaça de um novo pedido de afastamento pela oposição. Na segunda-feira, os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) disseram estar preocupados com a posse de Vilagra. Em nota, o novo chefe do Executivo afirmou que dará continuidade ao plano de metas que elegeu a atual gestão e pediu aos partidos e a sociedade civil que fechem um pacto em prol da governabilidade.
