Alto número de furtos em Santa Bárbara preocupa Secretaria de Segurança







Só na noite de quarta (24) foram registradas três ocorrências desta natureza na cidade



 
A alta incidência de furtos de carros e motos em Santa Bárbara tem preocupado a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran). Somente na noite desta quarta (24) foram registradas três ocorrências deste tipo no Plantão Policial: uma no bairro Souza Queiroz e outras duas nos Distritos Industriais I e II.
Ricardo Franciscato, de 45 anos, chegou em sua residência na rua Ricardo Ometto, no bairro Souza Queiroz, e notou que a cerca elétrica havia sido danificada; depois, constatou que sua moto Honda Biz, além de um notebook, haviam sido furtados.
No Distrito Industrial, Márcio José Gomes da Silva, de 32 anos, teve seu veículo COrsa furtado na rua Cataguazes entre o intervalo das 19h10 às 21h15. Na rua Juscelino Kubitschek, nas proximidades da Faculdade Anhnaguera, Eliane Aparecida Duarte, de 34 anos, teve seu Palio furtado. Eliane constatou o furto às 20h, quando iria utilizar o veículo.
"Realizamos operações especiais para tentar coibir este tipo de crime na cidade no primeiro semestre, e com certeza haverá novas operações e o patrulhamento será intensificado", diz o secretário da Sesetran, Eliel Miranda.
O secretário reforça as dificuldades do combate a este tipo de delito. "Não existe mais um esteriótipo do furtador de veículos, já prendemos criminosos deste tipo de delito bem portados, utilizando roupas que evitam suspeita", explica. "Em certos locais, como entornos do Distrito Industrial, são de difícil patrulhamento, pois a área é muito extensa, e um furtador muitas vezes não precisa nem de cinco minutos para conseguir levar um carro", diz.
"É complicado passar dicas muito eficazes para que se evite este crime, mas o ideal é estacionar seu veículo em local bem iluminado, de preferência num estacionamento fechado; no caso da faculdade, o ideal é que se façam as 'caronas amigas', para que se diminua o número de carros e a área patrulhada seja diminuída", finaliza. A pena para furto vai de 1 a 4 anos de prisão, e se for furto qualificado pode chegar a até 5 anos de reclusão.