Cielo vence nos 50m livre e mantém título mundial

Não importa se é o no Cubo d’Água, no Foro Itálico ou no Centro Esportivo Oriental. Entre os seres vivos sem barbatanas, Cesar Cielo continua sendo o mais veloz do planeta dentro d’água. Na final dos 50m, neste sábado, o brasileiro só precisou de 21s52 para engolir sete adversários de uma vez no Mundial de Xangai. No penúltimo dia de um mês tenso, que o obrigou a travar as braçadas dentro de um terno enquanto se defendia da acusação de doping, foi buscar o ouro na prova favorita, o seu segundo na competição chinesa. Com ou sem supermaiô, ainda está para surgir alguém capaz de se mover mais rápido dentro de uma piscina.
Dono do melhor tempo das eliminatórias, o brasileiro Bruno Fratus, de apenas 22 anos, não conseguiu alcançar o pódio e bateu em quinto lugar. A prata ficou com o italiano Luca Dotto, que não conseguiu sequer ameaçar Cielo com 21s90. No terceiro degrau do pódio fica o francês Alain Bernard, que tinha passado raspando com o oitavo tempo das eliminatórias, mas se recuperou na final e cravou 21s92. O americano Nathan Adrian chegou em quarto, com 21s93.
É a quarta medalha de ouro do Brasil em Xangai. Ana Marcela Cunha abriu os trabalhos vencendo a maratona aquática de 25m; Cielo bateu em primeiro nos 50m borboleta; e Felipe França faturou o ouro nos 50m peito. A vitória de Cielo neste sábado é a primeira "olímpica" do país, já que as outras três provas não fazem parte do programa dos Jogos.